Quanto ao Delta ocidental sabemos que o curso do rio foi alterado pelas barragens construídas pelo primeiro Faraó, Menes. Se as barragens quebrassem, Memphis seria submersa pelas águas do Hapi (Nilo). Isso prova que o local da cidade foi realmente ganho a partir das águas, algo como diques. A capital do primeiro rei Kemetico foi no sul, em Tebas, e Memphis foi fundada, acima de tudo, para fins militares. Era um lugar fortificado na junção das rotas de infiltração para pastores asiáticos do leste e nômades do oeste, aos quais os Kemeticos chamaram de Rebou ou Lebou, daí o nome Líbios (Décima-Oitava Dinastia).
Mais de uma vez esses bárbaros tentaram penetrar em Kemet pela força, atraídos por sua riqueza, mas quase todas as vezes eles foram derrotados e empurrados de volta através da fronteira após intensos combates. A natureza dessas coalizões entre povos do norte e do leste na área do Delta, as ferozes batalhas travadas lá, justificam a fudação de Memphis como uma fortaleza avançada. no entanto, não devemos confundir as raças que se enfretaram uma à outra lá. Como esta passagem de Moret indica, era uma verdadeira confederação de brancos contra a raça Negra de Kemet:
Sobre o mês de abril de 1229 A.C., Merneptah em Memphis soube que o Rei dos Líbios, Merirey, estava vindo da terra de Tehenu com seus arqueiros e uma coalizão de "Povos do Norte", composta por Shirdanas, Siculanos, Aqueus, Lícios e Etruscos, a elite guerreira de cada país. Seu objetivo era atacar a fronteira ocidental de Kemet, nas planícies de Perir.
O perigo era todo o mais grave uma vez que a província da própria Palestina foi afetada pela perturbação. Na verdade, parece que os Hititas tinham sido também envolvidos no tumulto, embora Merneptah tenha continuado seus bons ofícios em seu nome, enviando-os trigo através de seus navios na época da seca, para ajudar a terra de Khatti a sobreviver.
- Cheikh A Diop
Comentários
Postar um comentário