O culto a Auset e as origens do carnaval em Kemet

 


Os Kemeticos celebravam cultos agrários para festejar as colheitas e agradecer aos deuses. Em homenagem à deusa Auset, um barco era lançado no rio Hapi (Nilo) seguido por um cortejo que orava pedindo proteção ao Povo.

A Barca de Auset está na origem dos carros alegóricos e nos cortejos pela cidade. Estas ficavam lotadas de pessoas que se fantasiavam, usavam máscaras, pintavam os rostos, dançavam e bebiam. As pessoas se expressavam com maior liberdade e se destacava a inversão das classes e papéis sociais.

O culto à deusa Auset ultrapassou as margens do mediterrâneo. Em Roma, o culto à Ísis-Auset tinha como principal foco o rito de levar uma espécie de maquete de navio sobre rodas e lançá-la ao mar como oferenda à deusa, que também era tida como a protetora dos navegadores. Essa festa era denominada de Navigium Isidis (a Barca de Ísis). Na sequência linear da procissão iam os sacerdotes, músicos e os cidadãos em geral. Grandes carros em forma de navios tomavam as ruas das cidades anunciando a chegada de Osíris-Ausar. Essa festividade resistiu às perseguições do cristianismo e se manteve popular até os dias de hoje.

Comentários