Quando se diz que a palmitagem embranquece a família geralmente é entendido numa perspectiva ocidental de família nuclear (ter filhos) e de que ser Preto se resume a cor da pele (filho Preto ou brku).
O embranquecimento da família não depende de ter filhos. Na perspectiva Afrikana, a família não se resume ao casal nuclear, a família se estende para os outros parentes. Isso quer dizer que quando casamos com uma pessoa, casamos também com a família dela. Então quando uma pessoa Preta palmita, ela já está embranquecendo a família pq vai ter de lidar com a família brka do palmito. E é quase certo que em algum momento a família do palmito vai ter atitudes e práticas racistas, mesmo que disfarçada de dúvida, de curiosidade, de elogio ou boa vontade.
Se relacionar com palmita é saber que em algum momento vai ter de explicar que algo foi ofensivo, é ser o único a perceber que certa situação foi racismo. Isso sem falar nos amigos/as brku do palmito. Embranquecer a família é se inserir nesse mundinho brku que está eternamente aprendendo a não ser racista e quando é apontado o racismo ter de desculpar, ter de explicar, enfim, ter de conviver com quem não compartilha nossa Ancestralidade
Comentários
Postar um comentário