Os Kilombos de grande porte se encontravam em morros e periferias dos centros urbanos mais importantes como o de Catumbi, o do Corcovado, o de Manuel Congo, no Rio de Janeiro imperial. Muitos destes Kilombos se organizavam dentro de um arcabouço ideológico, ou seja, a fuga implica numa reação ao colonialismo. Já existe neste momento a tradição oral ao lado de referências literárias do fenômeno no passado.
É no final do século XIX que o quilombo recebe o significado de instrumento ideológico contra as formas de opressão. Sua mística vai alimentar o sonho de liberdade de milhares de escravos das plantações em são paulo, mais das vezes através da retórica abolicionista
Esta passagem de instituição em si para símbolo de resistência mais uma vez redefine o Kilombo. O surgimento do Kilombo do Jabaquara é o melhor exemplo. Os Negros fugidos das fazendas paulistas migram para Santos em busca de um Kilombo que era apregoado pelos seguidores de Antonio Bento, Kilombo este que na verdade viria a ser uma grande favela, frustrando aquele ideal de território livre onde se podia dedicar às práticas culturais Afrikanas e ao mesmo tempo uma reação militar ao regime escravocrata.
- Beatriz Nascimento
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