O Kilombo de Palmares foi fundado com o nome de Angola-Janga. O nome Angola dado ao território Afrikano na colônia derivou do nome do rei Mbundu N‘gola, o qual emprestou-o aos seus diversos descendentes-sucessores. Representantes desta dinastia Afrikana estavam em Palmares também como chefes do Kilombo. O nome Janga (variação de Jaga) demonstra a união destas duas linhagens chefiando o Kilombo de Palmares, porque assim estavam relacionados no controle do território Mbundu em Angola.
Estas considerações em torno deste Kilombo no brasil nos dão a medida do quanto as realidades de brasil e Angola estavam num estágio de inter-relação. Os demais Kilombos foram procurando um caminho de acordo com as suas necessidades em território brasileiro. É preciso definir os Kilombos segundo suas estruturas e sua dinâmica no tempo.
De um modo geral define-se Kilombo como se em todo o tempo de sua história fossem aldeias do tipo que existem em Afrika, onde os Negros se refugiavam para “curtir o seu banzo”. No período colonial o Kilombo se caracterizou pela formação de grandes Estados, como o da Comarca do Rio das Mortes em Minas Gerais, desmembrado em 1750.
Podemos afirmar que como Palmares este Kilombo age de acordo com as condições estruturais, inclusive econômica, no contexto dos “ciclos” econômicos no brasil. Antes o açúcar de Pernambuco, agora o ouro em Minas Gerais
- Beatriz Nascimento
Comentários
Postar um comentário