No período Neoclássico, diante das invasões e escravismos árabes, algumas sociedades da costa ocidental de Afrika se militarizaram e formaram Estados combatentes como o Reino do Mali que tinha de lidar com o bloqueio econômico no norte do Continente e os ataques escravistas.
Num longo processo de mais de mil anos o continente Afrikano teve suas redes econômicas, sua Ancestralidade e Estadismo desestruturadas pelos árabes e cristaos que interromperam o comércio com a asia e demonizaram as Espiritualidades tradicionais de Afrika. As Constituições que regulavam a vida política e social foram silenciadas, Estados centralizados e forças de segurança foram desmantelados; aos poucos os Povos da costa ocidental de Afrika foram desterritorizados sendo forçados a se organizar localmente com laços familiares.
Nas regiões Norte, Oriental e Central, o sequestro e escravização praticada pelos arabes e na costa Ocidental e Sul praticadas pelos cristaos desorganizou muitos Povos. Os invasores queriam apagar qualquer laço étnico e Ancestral que mantinha a união social.
A Maafa se espalha para a Diáspora onde também foi desorganizada as famílias Afrikanas. Sankofa nos lembra que podemos reerguer nossa Ancestralidade e nossas comunidades com Autonomia e baseado na nossa própria história.
leituras para referência
- Cheikh Anta Diop
- Mestre Carlos Moore
- Chancellor Williams
Comentários
Postar um comentário