A música "Deus é brasileiro" do grupo Terra Samba questiona porquê o Povo Preto, apesar da Maafa, ainda celebra a beleza da vida. Esse mesmo questionamento é feito pela AfroCentricidade.
Estudando a história dos Povos Afrikanos (do continente e da Diáspora) percebemos na obra de Cheikh Diop que somos formados por Povos diversos, que cultuamos a natureza e agradecemos tudo que ela dá. Essa fartura e generosidade nos fez otimistas, como relata Sobonfu Somé, nós valorizamos o coletivo: a vida em comunidade dá o suporte necessário para superar as adversidades e buscar nosso bem estar.
A riqueza para os Povos Afrikanos não vem da posse material, mas sim do crescimento da família e da comunidade, é por isso que o grupo Fundo de Quintal canta que apesar de todos os problemas nós vamos encontrar uma solução "e fazer com que fique bom outra vez o nosso cantar e a gente vai ser feliz olha nós outra vez no ar o show tem que continuar".
A Seba Marimba Ani destaca que nossa cultura é nosso sistema imunológico. Foi com base na Espiritualidade Ancestral que encontramos forças para resistir na Maafa e promover a luta anticolonial em defesa das nossas tradições.
Por fim podemos relembrar o álbum "Sobrevivendo no Inferno" do grupo de rap Racionais MC's. Quando perguntaram por que o álbum que denuncia tanto a violência termina com a música "A fórmula mágica da paz" eles responderam com otimismo afirmando que no final o que todos queremos é encontrar a paz.
- Seba Abibiman Kandace
Comentários
Postar um comentário