O Kawri é um buzio usado como moeda por ser um material raro, fácil de transportar e muito difícil de falsificar. As conchas Kawri foram a moeda corrente no mundo Afrikano-eurasiano desde os tempos muito antigos até o século 20. O kawri como moeda servia pra comprar produtos como inhame, facas, bois e também servia como medida de valor para fixar o preço sem diretamente intervir em seu pagamento.
O ouro e o sal serviam de moeda corrente em Songhai, mas a principal moeda eram os Kawri. De qualquer modo, os imperadores Askias procederam a uma unificação de pesos e medidas para evitar fraudes.
Metade do mundo guardava os Kawri como tesouro, investiam e compravam Kawri, assim como fazemos com algumas commodities atualmente ou com moedas estrangeiras.
O Kawri também podia ser convertido em ouro. O mitkâl era o padrão-ouro de 4,6g e dependendo das taxas de câmbio, valia em qualquer lugar de 500 a 3.000 Kawri . No Reino de Songhai, muitos livros escritos à mão e importados da Barbária eram comercializados e ao invés de dinheiro, são usadas pepitas puras de ouro como moeda de troca. Para compras pequenas, escudos de Kawri trazidos da Pérsia.
Para saber mais leiam a obra de Cheikh A. Diop
Leia aqui também
https://t.co/sJ2Qn4oUka
https://t.co/taNJ8BS1ec
Comentários
Postar um comentário