A hegemonia Kemetica nas origens do ocidente

 As influências de Kemet Egito no mundo antigo se estendeu para o interior do continente Afrikano e também atingiu toda bacia do mediterrâneo, o oriente médio e sul da asia. As heranças Kemeticas são encontradas ainda hoje entre diversos Povos do continente Afrikano como os Yorubá e Dogon, mas também vai além estando presente nas religiões monoteístas e na formação da cultura ocidental.

No tempo em que a região da grecia esteve sob a hegemonia Kemetica, eles tinham uma cosmovisão mais abrangente que unia razão, poesia, beleza, ciência, Espiritualidade, emoção, na qual a natureza era divinizada e valorizada. Reconhecendo que o ser humano é parte da natureza, o Matriarcado Afrikano se baseava em viver Maat, ou seja, viver dentro da harmonia universal contribuindo para o equilíbrio do mundo.


Depois de romper com a hegemonia Kemetica, os povos gregos se desenvolveram em oposição a Kemet (Afrika) promovendo um dualismo marcado pela xenofobia (nós contra o outro) e pelo nacionalismo branco (somos melhores/superiores). Assim, em diversos aspectos, o patriarcado branco se opôs ao matriarcado Afrikano deixando marcas profundas na cultura ocidental.

Nos dias de hoje, a literatura, a música, filosofia, ciência e diversas áreas de conhecimento reforçam essa dicotomia. Um exemplo na música brasileira é o trecho da canção que fala que "o céu de ícaro tem mais poesia que o de galileu" remetendo ao conflito entre Afrika x europa.

O domínio do patriarcado promoveu entre os europoides a visão da natureza como algo hostil e externo ao ser humano, que deve ser dominada pelo homem - este visto como um ser acima da natureza. Rompendo com a cosmopercepção Kemetica, esse materialismo utilitarista dos gregos (que entendia a natureza como objeto) foi retomado pelo cientificismo dos europoide, daí a ideia da música de que "o céu de ícaro tem mais poesia que o de galileu".

Essa dualidade Afrika x europa já havia sido apontada antes no século 19 pela filosofia eurocêntrica, mas na ocasião o exemplo usado foi o de dionísio x apolo.


- Seba Abibiman Kandace

Comentários